1º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve
Vencedores 2020
Os vencedores do 1º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve são!…
- 1º lugar: Tails Project, uma plataforma digital para serviços de animais de estimação https://tailsproject.com
- 2º lugar: eParkio, uma aplicação de estacionamento e carga de veículos http://www.eparkio.com
- 3º lugar: Hortinha da Saúde e Bem-Estar, um projeto de educação, saúde e bem-estar que explora as tradições e propriedades da árvore do medronho.
Conferência “O futuro das Smart Cities”
A sessão de abertura da conferência é dia 5 de maio às 15h30, com a participação de André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital, Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão e Teresa Preta, CEO dos Territórios Criativos.
O painel “O futuro das Smart Cities”, que contará com a presença dos especialistas Cláudia Leitão, ex-secretária de Estado da Economia Criativa do Brasil, Pedro Neves, António Bob Santos, da Agência Nacional de Inovação e José Maia, fundador da GMT Hospitality.
Talk “ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”
Pedro Neves, consultor da UNECE – Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa irá ministrar a talk.
Apresentação dos 12 projetos de empreendedorismo
No dia 5 de maio às 17h45 é a apresentação dos 12 projetos de empreendedorismo selecionados para este Bootcamp, movimentando-se as startups escolhidas em atividades como a criação de experiências turísticas imersivas, plataformas web e aplicações móveis relacionadas com gestão de alojamento, estacionamento e carga de veículos, guia de turismo e serviços de animais de estimação. Também são abrangidas áreas de negócio como uma cloud de documentos educativos, a consultoria de branding e comunicação digital para marcas de luxo, um centro físico de formações no âmbito das tecnologias de informação e um projeto de educação, saúde e bem-estar que explora as tradições e propriedades da árvore do medronho.
Júri de avaliação
Os projetos serão avaliados por um júri internacional, composto por Ana Barjasic (CEO da Connectology), Buke Cuhadar (vice-presidente da Global Entrepreneurship Network), Daniel Neagoe-Bacanu (presidente da Forever for Europe Association), Francesco Berrettini (CEO da Algarve STP), Isabel Neves (presidente do Business Angels Club de Lisboa), Miguel Barbosa (diretor de investimento no Turismo da Portugal Ventures), Paulo Pinheiro (administrador da Parkalgar e CEO do Autódromo Internacional do Algarve) e Roberto Antunes (diretor executivo da NEST – Tourism Innovation Center Portugal).
Programa de Investimento “+ Plus”
No dia 4 de maio, pelas 9h30, realiza-se uma sessão sobre “Investimento de Impacto como resposta à economia local”, com a apresentação do projeto Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e do programa de investimento “+Plus”, que distribui anualmente 500 mil euros para apoiar ideias com potencial de impacto social e ambiental.
Nesta sessão, que contará com a participação de Inês Sequeira, diretora deste projeto, e de Nelson Horta, coordenador da Casulo, incubadora de Inovação Social Loulé/Algarve, será discutida a importância das startups no desenvolvimento de projetos com potencial de impacto social e ambiental no contexto dos ODS, como soluções para dar resposta à realidade gerada pela Covid-19.
A moderação da sessão estará a cargo de Teresa Preta, CEO dos Territórios Criativos.
Speed Mentoring
Os participantes no Bootcamp ultimam as suas apresentações através de sessões de speed mentoring e pitch stations, durante as quais os empreendedores receberão feedback de um conjunto de mentores.
Mentores do speed mentoring:
Bárbara Leão de Carvalho (Estratégia de Marketing Consciente), da Biovilla e partner dos Territórios Criativos; Carlos Cano Vieira, do ISMAT ao nível da Estratégia Empresarial e Liderança; Carolina Travassos, do IPAMEI na área do Financiamento e Incentivos; Décio Correia, da Martínez-Echevarría & Ferreira Advogados, na área da Governança Corporativa; Erik Brits, no Investimento e Negócios, da RDE Investments; Frederico Lucas, no Investimento Rural e Empreendedorismo Social, da Novos Povoadores; Hernâni Sousa, da Yellow Fish Travel para a área de Marketing e Vendas; José Maia, da GMT Hospitality para a área de Turismo e Hotelaria; José Roberto, da MRG – Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, na Contabilidade, Auditoria e Projetos de Investimento; Maria Loureiro de Lemos, Eat.Drink.Discover para a área da Estratégia de Branding, Marketing e Comunicação; Pedro de Sousa Santos, da Splendid Time Consultores e Mybizzconsulting , especialista em City Marketing; Raquel Melo, da Inboundware, ao nível de Marketing Digital e Marketing de Atração; Ricardo Oliveira (Gestão Estratégica e Investimento), Ph.D em Engenharia e Gestão (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa), diretor da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISMAT e coordenador do Empreendedorismo e da Inovação, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão; Rudelee Merks, da Greenpoint Coworking, na Gestão de Negócios; Sofia Anselmo de Carvalho, consultora independente em Recursos Humanos e Startups; Susana da Gama Nunes e Luís Sommer Ribeiro, ambos da Gastão Cunha Ferreira, nas Marcas e Patentes.
Talks abertas ao público
Existem sessões abertas ao público em geral que poderão ser acompanhadas online.
Dia 21 de abril:
A sessão de abertura e a a talk “How do build a million dollar business?” com Paulo Pinheiro, administrador da Parkalgar e CEO do Autódromo Internacional do Algarve.
Dia 22 de abril:
“Startup scaling up and risk mitigation” e “How to approach an investor” com Paulo Andrez, presidente da Toys R US Iberia Holdings and EBAN – European Business Association Network; The entrepreneurial track” com André Abreu, CEO da Sensaway, startup incubada na Startup Portimão; “Finances 4 Startups” com João Pereira, Docente do IPAM e da Porto Business School e diretor na Portugal Ventures e “Marketing 4 Startups”, com Maria Loureiro de Lemos, CEO e Co-Fundadora da Eat.Drink.Discover.
Smart Cities e ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dão o mote à iniciativa
Em tempos de pandemia, a Startup Portimão lança, em parceria com o GEN Portugal, o 1º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve total mente virtual, que terá lugar nos dias 21 e 22 de abril e 4 e 5 de maio, seguindo as boas práticas internacionais de incubadoras e centros de empreende dorismo em todo o mundo, que não estão a suspender as iniciativas, mas sim a reinventar-se e a estimular o espírito empreendedor.
Através do lançamento deste bootcamp, pioneiro a nível regional, a StartUp Portimão pretende reinventar o ecossistema empreendedor algarvio e minimizar os efeitos negativos da pandemia a médio prazo, oferecendo soluções alternativas que viabilizem as atividades agendadas.
As Smart Cities e os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vão ser os dois temas transversais a todos os momentos deste bootcamp, cujas sessões serão em inglês. Por um lado, irá procurar-se identificar startups e projetos ligados às áreas da incubadora – as Smart Cities, que de alguma forma melhorem a vida de quem vive, trabalha ou visita as cidades; por outro lado, pretende-se que os empreendedores desenvolvam negócios sustentáveis e “do futuro” – que contribuam para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os dias 21 e 22 de abril e 4 de maio serão por excelência momentos de virtual networking e talks de temas atuais e úteis ao desenvolvimento e aceleração dos negócios, nomeadamente ao nível das finanças, marketing, abordagem a investidores, mitigação de risco, pitch training, e desafios da Covid-19, entre outros, sendo também abordado o Startup Academy Plan, uma ferramenta visual e intuitiva desenhada pelos Territórios Criativos para desenvolvimento do plano de negócios.
Os oradores serão empresários, investidores e consultores de negócios com vasta experiência, sendo que as “talks” de dia 22 de abril estarão abertas ao público em geral que poderá acompanhar online as seguintes apresentações: Startup scaling up and risk mitigation” e “How to approach an investor” com Paulo Andrez, presidente da Toys R US Iberia Holdings and EBAN – European Business Association Network; The entrepreneurial track” com André Abreu, CEO da Sensaway, startup incubada na Startup Portimão; “Finances 4 Startups” com João Pereira, docente do IPAM e da Porto Business School e diretor na Portugal Ventures; e “Marketing 4 Startups”, com Maria Loureiro de Lemos, CEO e co-fundadora da Eat.Drink.Discover.
No dia 5 de maio terá lugar uma conferência aberta ao público, sob o tema “O futuro das Smart Cities”, que contará com a presença dos seguintes especialistas: Cláudia Leitão, ex-secretária de Estado da Economia Criativa do Brasil; Pedro Neves, consultor da UNECE – Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa; António Bob Santos, da Agência Nacional de Inovação; e José Maia, fundador da GMT Hospitality.
No final da conferência, transmitida em live streaming, serão apresentados os projetos selecionados para o 1º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve by StartUp Portimão.
Projetos Selecionados
Participação gratuita
Este bootcamp destina-se a empreendedores, portugueses ou estrangeiros, com startups ou projetos em fase de aceleração, preferencialmente nas áreas das Smart Cities. Podem candidatar-se empreendedores oriundos de qualquer região de Portugal, privilegiando-se os que têm a sua atividade em Portimão.
Um dos objetivos da Startup Portimão é aproximar-se das escolas e das universidades, consideradas players fundamentais na criação de um ecossistema empreendedor. Nesse sentido, o bootcamp contará com a participação de alunos do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, parceiros do programa.