Networking Breakfast – Evolução do turismo no Algarve
Com Pedro Lopes, administrador do Grupo Pestana.
Estivemos à conversa, no passado dia 19 de novembro, com Pedro Lopes, administrador do Grupo Pestana e membro do Conselho Consultivo da StartUp Portimão.
Foi feita uma abordagem às principais métricas do turismo no Algarve relativas ao ano 2020 nomeadamente a queda do RevPAR (Revenue per Available Room, renda por quarto disponível) em 38,4 %, enquanto que a ADR (taxa média diária, média paga por quarto ocupado) só diminuiu 3,2 % face ao mesmo período do ano anterior.
Alguns pontos curiosos sobre o ano de 2020 foram que as reservas através de operadores online caíram bastante, no entanto a quantidade de reservas diretas (diretamente nas unidades hoteleiras ou através do próprio site) manteve-se. As previsões para 2021 mantêm-se iguais ao ocorrido em 2020, pois o tráfego aéreo decresceu 80% este ano e no próximo ano prevê-se que só metade dos aviões estejam a operar. Note-se que a maioria dos turistas chegam à região de avião.
Como resposta aos participantes, relativamente aos recursos humanos, Pedro Lopes referiu que o Grupo Pestana não vai rescindir contratos de trabalho mas também não vai contratar e que, sempre que foi possível, alocaram colaboradores a outras tarefas. Quanto à sazonalidade do turismo no Algarve, tipicamente nos meses de junho a setembro as unidades hoteleiras estão ocupadas, os meses de outubro e novembro são tipicamente para reuniões de empresas e eventos desportivos, e que dezembro e janeiro a promoção turística da região não tem produzido resultados.