Iniciativas

Conferências do Território

2021 07 22 Webinar Como usar as redes sociais para aumentar as vendas 1
 
Icons Nao Perder Quando 1
18.Mar.2021
Icons Nao Perder onde 1
Presencial

 

Territórios Criativos reuniram especialistas em Portimão para discutir o futuro de Portugal na próxima década

No dia 18 de março, o Museu de Portimão foi palco de discussão sobre visão para o futuro dos setores chave da sociedade. A 1ª edição das Conferências do Território, promovidas pelos Territórios Criativos, recebeu profissionais e especialistas de oito áreas de atividade fulcrais em Portugal, nomeadamente a Mobilidade e Transportes, Turismo, Cultura, Desporto, Educação, Saúde e Social, Energia, e Mar.

Segundo Luís Matos Martins, "O futuro necessita, de forma global e em momentos como os que estamos a viver, que se proporcione o verdadeiro networking - entre pessoas, organizações e territórios - , que resulte em negócios e em trocas culturais. Estas conferências valem pela excelência dos oradores, dos promotores e das temáticas discutidas, mas também pela rede que se cria."

A abrir a conferência, esteve João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, que, enquanto visão política sobre a temática do evento, partilhou os 3 desafios fundamentais para o futuro: o desafio da transição digital, o desafio da transição verde e o desafio da resiliência ou autonomia estratégica alargada. Ainda na abertura, Álvaro Bila, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Portimão, afirmou que “é necessário um diagnóstico assertivo do paradigma atual, traçando novas ideias e projetos”.

Conf Territrio Cartaz Painel 1

Com a pandemia, “a importância do mundo digital, no Turismo, cresceu brutalmente e já não irá volta atrás”, afirma Pedro Lopes, Administrador do Pestana Hotel Group. “Para que o futuro do Turismo seja bom, não pode ser monopolista. Terá que haver outras atividades, para haver intercâmbio com o turismo”. Já na ótica da Mobilidade e Transportes, Ricardo Afonso, Administrador da EVA Transportes, acredita que o futuro passa pela necessidade de “criar redes entre o interior e o exterior”, pois a Mobilidade deve ser vista como um todo. “A oferta sempre existiu, o problema passa pelo acesso à informação”, sublinha.

Do lado da Cultura, Carlos Fragateiro, Professor Universitário e Gestor Cultural, afirma que “a Cultura é o que liga tudo”. É imperativo pensarmos globalmente, pois “estamos todos interdependentes. Só estaremos seguros, se toda a gente estiver segura”. No que diz respeito ao Desporto, Joana Schenker, bodyboarder profissional, alerta para o grande desafio que é manter as pessoas no Desporto. “Muitos atletas não chegam onde deviam chegar, por falta de apoios”. Joana acredita que “o Desporto é um vínculo social” e que, com a pandemia, “começámos a relembrar a importância do mesmo”.

Manuel Collares Pereira, Assessor Científico da Vanguard Properties e especialista na área da Energia, alerta para o tempo que se torna escasso par atuar, no que diz respeito às alterações climáticas que estamos a viver. “O veículo mais rápido para introduzir energias renováveis é o da eletrificação, permitindo, assim reduzir ou até mesmo eliminar a utilização dos combustíveis fósseis.” Passando para o Mar, Sérgio Faias, Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, defende que “o futuro tem de se fazer com respeito pelo ambiente”. Existe uma crescente preocupação com a capacidade de gerir os recursos e “Portugal tem uma das gerações mais preparadas, no mundo. No entanto, ainda não conseguimos que isso se refletisse na economia. A solução passa pela transferência do conhecimento.”

Conf Territrio Cartaz Painel 2

No que toca à Educação, Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve, salienta que “há um esforço crescente para a ligação do Ensino com os estágios e o mercado de trabalho”, preparando melhor os profissionais do futuro. Já Ana Varges Gomes, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, partilha que “o setor da Saúde está a apostar na modernização da tecnologia e que é esta modernização que irá permitir atrair e captar profissionais qualificados”.

“Nesta conferência, tivemos aqui representados setores de atividade que são de extrema importância para a exportação de produtos e serviços, enquanto janela para a internacionalização de negócios. Conhecer os mercados e alinhar as estratégias empresariais é fulcral para a expansão das empresas” afirma Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, no encerramento da iniciativa. Numa visão mais regional, Filipe Vital, Vereador da Câmara Municipal de Portimão, reforça que “no Algarve, temos condições únicas em termos de qualidade de vida. Devemos aproveitar e criar condições para atrair, por exemplo, os nómadas digitais, através da forte aposta em infraestruturas que promovam a digitalização e a inovação”.

PROGRAMA:

10h00 Welcome Drink

10h30 Abertura

  • Álvaro Bila, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Portimão
  • Luís Matos Martins, Administrador dos Territórios Criativos
  • José António Pacheco,Vice-Presidente da CCDR-Algarve
  • João Torres,Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor

11h00 1º Painel

  • Ricardo Afonso, Administrador da Eva Transportes
  • Pedro Lopes, Administrador Pestana Hotel Group
  • Carlos Fragateiro, Professor Universitário e Gestor Cultural
  • Joana Schenker, Bodyboarder profissional

11h45 Coffee Break

12h00 2º Painel

  • Miguel Pina Martins, CEO da Science4You
  • Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve
  • Ana Varges Gomes, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve
  • Manuel Collares Pereira, Assessor Científico da Vanguard Properties
  • Sérgio Faias, Presidente do Conselho de Administração da Docapesca

13h00 Encerramento

  • Filipe Vital,Vereador da Câmara Municipal de Portimão
  • Eurico Brilhante Dias,Secretário de Estado da Internacionalização

Esta foi uma iniciativa promovida pelos Territórios Criativos, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, a Câmara Municipal de Portimão e a EVA Transportes, com os apoios da Comissão Vitivinícola do Algarve, do Pestana Hotel Group, da StartUp Portimão, da Docapesca, do restaurante Faina, da Horta da Orada e do Água Hotels SPA & Resort.

 

ACELERA O TEU NEGÓCIO.
PROJETA O TEU FUTURO.
FICA A PAR DAS NOVIDADES

Sítio do Escampadinho, Mexilhoeira Grande
8500-148 Portimão

Telem.: (+351) 925 530 997
E-mail: geral@startupportimao.pt

Segue-nos no