× Home Quem somos
Incubadora Centro de negócios Município de Portimão Equipa
O que fazemos
Serviços Espaços e infraestrutura Ferramentas de apoio FAQ
Empresas
Incubadora de negócios Centro de negócios
Iniciativas Parceiros
Nacionais Locais Conselho consultivo Mentores
Livros e Guias Candidaturas
Candidata-te Regulamento
Contactos
EN
Menu

Podcast

O Podcast da StartUp Portimão pretende partilhar conteúdo e disseminar conhecimento.

Podcast disponíveis aqui.


Negócios com impacto social, por Inês Alexandre

Inês Alexandre, da GirlMOVE Academy, fala-nos sobre voluntariado, sobre empreendedorismo e de que forma é que os negócios e as nossas atitudes têm impacto social.


A evolução do turismo no Algarve e o apoio à atividade, por Fátima Catarina e Elisabete Máximo

Fátima Catarina, Vice-Presidente da Região de Turismo do Algarve, e Elisabete Máximo, do Gabinete de Apoio ao Empresário, falam-nos sobre a evolução da ocupação turística nos últimos anos e de que apoios e programas as entidades podem usufruir para minimizar o impacto da pandemia.


Quero ser um jovem voluntário e empreendedor na Europa, mas … o que devo fazer? por Bruno António

Bruno António, Diretor-Executivo da Dypall Network e membro do Conselho Consultivo da StartUp Portimão, fala-nos sobre da importância dos jovens europeus participarem em programas de voluntariado.


Como saber se a minha ideia de negócio vai resultar? por Tânia Costa

Tânia Costa, Fundadora & CEO da Meduse e da Enjoy, fala-nos sobre os motivos de insucesso das startups. O primeiro motivo pelo qual as startups falham é porque criam algo que ninguém quer. Existem várias técnicas e processos para descobrir se o nosso negócio pode resultar. E validar um negócio é um dos pilares para lançar um negócio financeiramente viável.


Universidade: check! E agora? por Tomás Caeiro

Tomás Caeiro, fundador da Citycheck, startup tecnológica sediada no Alentejo, fala-nos do percurso que fez e como quer motivar outros jovens a fazer o mesmo. Desde o início em que queria ser piloto de corridas de motas, passando pela Universidade (“empurrado pelos pais”) culminando na criação da própria empresa. Tomás fala-nos dos desafios do empreendedorismo e da resiliência necessária para ter sucesso!


O apoio ao processo de empreendedorismo no Algarve, por Sérgio Inácio

Sérgio Inácio, Coordenador da Unidade de Estudos, Programas e Dinamização Económica da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, fala-nos da Rede INVEST ALGARVE (https://amal.pt/investalgarve/). Esta rede, criada em 2015, tem como propósito criar um sistema de resposta adequado às necessidades dos empreendedores e empresários da região. É um organismo informal composto por 50 entidades públicas e privadas e tem um grande objetivo: capacitação de técnicos. Falámos ainda de outros projetos da AMAL.


O turismo sustentável, por Pedro Lopes

Pedro Lopes, administrador do Grupo Pestana, fala-nos de como as unidades hoteleiras do grupo Pestana contribuem para a sustentabilidade. São exemplos práticos e inspiradores como a abolição da utilização de plásticos, ao consumo energético e a melhor utilização dos recursos hídricos que estas unidades hoteleiras adotam ao longo dos anos, com o objetivo de deixar um mundo melhor às novas gerações.


A diversificação da base económica do Algarve e o papel da inovação e do empreendedorismo, por Luís Coelho

Luís Coelho, professor de finanças na Universidade do Algarve, fala-nos do Algarve enquanto região marcadamente turística. Cerca de 50% riqueza do Algarve depende essencialmente de três setores: alojamento, restauração e comércio imobiliário e, até que ponto, a diversificação ajudará a economia?


As abordagens flexíveis no empreendedorismo, por Vanessa Scazziota

Vanessa Scazziota, Investigadora e professora universitária, fala-nos das abordagens conceptuais do empreendedorismo. Uma das abordagens baseia-se na racionalidade clássica, na ação planeada enquanto a outra tem uma abordagem diferente onde o foco é ter ação. Neste podcast é também abordado o conceito de bricolage – com origem na antropologia, este consiste na ação do empreendedor trabalhar somente com os recursos que tem disponíveis.


O empreendedorismo – uma forma inconformada de ver o mundo, por Luís Matos Martins

Luís Matos Martins, administrador dos Territórios Criativos, fala-nos da sua visão sobre o empreendedorismo.

Sonhas ser empreendedor? O que deves fazer? O Luís fala-nos sobre o empreendedorismo e a criação de valor. O empreendedor deve passar por um processo de capacitação mas, deve ter sempre um espírito criativo e inovador pois empreender é fazer acontecer.


A relevância dos Digital Innovation Hub no desenvolvimento do ecossistema empreendedor, por Francesco Berrettini

Francesco Berrettini, consultor de marketing digital e mentor EIT Health e mentor da StartUp Portimão, fala-nos dos Digital Innovation Hub enquanto entidades agregadoras de vários serviços, onde é possível ensaiar protótipos e ajudarem as empresas a terem acesso a financiamento. Mas os Digital Innovation Hub são também centros complementares às universidades que têm também como objetivo o incentivo à digitalização das instituições públicas e a transferência de conhecimento entre os Digital Innovation Hub espalhados pela Europa.


O empreendedorismo, a academia e a paixão empreendedora, por Luís Dias Martins

Luís Dias Martins, docente do ISCTE-IUL e membro do Conselho Consultivo da StartUp Portimão, fala-nos do empreendedorismo e da relação com a academia. A paixão empreendedora foi outro tema abordado neste podcast.


Os desafios da dinamização de incubadoras, por Teresa Preta

Teresa Preta, CEO dos Territórios Criativos, fala-nos da sua experiência na gestão de incubadoras. Abordámos temáticas como a pertinência da adaptação ao digital e os desafios que a pandemia lançou às startups.


A experiência do programa StartUP Visa, por Leonardo Mariano

Leonardo Mariano, da Breakfastaway, fala-nos da sua experiência enquanto empreendedor da StartUp Portimão a usufruir do StartUP Visa.

O StartUP Visa é um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e ou inovação em Portugal, com vista à concessão de visto de residência ou autorização de residência para imigrantes empreendedores.


O negócio digital na restauração, por Pedro Esteves

Pedro Esteves, da Link-a-Ring, fala-nos do negócio digital na restauração. Como é que o digital pode alavancar o negócio da restauração? Que vantagens pode o marketing, na situação atual de pandemia, dar ao setor e aos clientes? O Pedro dá-nos a sua visão e explica de que forma o seu projeto irá ajudar a restauração.


Das criptomoedas ao blockchain, por Jorge Batista

Jorge Batista, da Route Technologies, fala-nos de criptomoedas e blockchain.


Metodologia BIM (Building Information Modeling), por Nuno Rio

Nuno Rio, da Planobim, fala-nos Building Information Modeling, em que consiste esta metodologia, das suas áreas de atuação e a aplicação nas stmart cities.


Sustentabilidade e reciclagem da água, por Pedro Glória

Pedro Glória, da SWRS (Shower Water Recycling System), fala-nos das suas preocupações com as soluções ambientas, nomeadamente com a reciclagem da água. O Pedro está a desenvolver um projeto que visa poupar água através da reutilização das águas dos duches para os autoclismos.


Funcionamento e vantagens do marketing de afiliação, por Mariana e Ivo

Nesta conversa com Mariana e o Ivo, da Dopamedia (Dopamina + Media) (https://www.dopamediaagency.com/), fala-se do marketing online, marketing de afiliação e das suas vantagens e desvantagens.

 


Soluções verticais tecnológicas, por Luís Silva

Nesta conversa com Luís Silva, Administrador das Tecnologias Imaginadas (https://tecnologiasimaginadas.com/), no podcast #AceleraOTeuNegócio fala-se de um percurso que nasceu com o propósito de fornecer soluções às necessidades tecnológicas.


A experiência do Inbound Marketing, por Raquel Melo

Nesta conversa com Raquel Melo, fundadora da Inboundware (https://inboundware.pt/), o podcast #AceleraOTeuNegócio foi conhecer um pouco do seu percurso empreendedor no Marketing Digital.

A Inboundware é uma empresa especializada em Inbound Marketing, trabalha com os sectores do Turismo, Ensino, Saúde e Indústria e está instalada na StartUp Portimão desde o início de 2018.