× Home Quem somos
Incubadora Centro de negócios Município de Portimão Equipa
O que fazemos
Serviços Espaços e infraestrutura Ferramentas de apoio FAQ
Empresas
Incubadora de negócios Centro de negócios
Iniciativas Parceiros
Nacionais Locais Conselho consultivo Mentores
Livros e Guias Candidaturas
Candidata-te Regulamento
Contactos
EN
Menu

Podcast

O Podcast da StartUp Portimão pretende partilhar conteúdo e disseminar conhecimento.

Podcast disponíveis aqui.


O impacto das redes sociais nas nossas vidas, por Filipa Marques

Filipa Marques, Gestora de Marketing dos Territórios Criativos, fala-nos de redes sociais, da sua utilização e de que forma as mesmas impactam na nossa vida pessoal e nos negócios.


A adaptação do turismo em pandemia, por João Paiva Mendes

João Paiva Mendes, Co-Founder e CEO na Boost Portugal, fala-nos da sua experiência como empresário e de que forma teve que ser resiliente para enfrentar a crise pandémica.


A personalidade do empreendedor, por António Cordeiro

António Cordeiro, professor certificado de Eneagrama e acreditado na Associação Internacional de Eneagrama, fala-nos sobre o Eneagrama e de que forma esta ferramenta é tão útil para pessoas e organizações.


A força da área de vendas para uma startup, por Miguel Gonçalves

Miguel Gonçalves, responsável de vendas da Logrise, uma startup Alumni da StartUp Portimão, fala-nos da importância das vendas numa empresa. Qual deverá ser a estratégia de vendas de uma startup? O Miguel explica-nos qual tem sido a estratégia da Logrise e dá-nos algumas sugestões nesta área.


A experiência de um empreendedor brasileiro em Portugal, por Edgard Marcondes

Edgard Marcondes, CEO da Let’go World e empreendedor da StartUp Portimão, fala-nos da sua experiência em empreender no Brasil e em Portugal, destacando as vantagens competitivas do nosso país.


Saber falhar e a importância do fracasso, por Maria Loureiro de Lemos

Maria Loureiro de Lemos, CEO da Eat.Drink.Discover e mentora da StartUp Portimão, fala-nos de erros e fracassos. Como devemos ultrapassar as falhas, olhar para os fracassos e transformá-los em sucessos? Não devemos encarar uma falha como um fim, mas sim como um meio para chegar ao sucesso.


Negócios com impacto social, por Inês Alexandre

Inês Alexandre, da GirlMOVE Academy, fala-nos sobre voluntariado, sobre empreendedorismo e de que forma é que os negócios e as nossas atitudes têm impacto social.


A evolução do turismo no Algarve e o apoio à atividade, por Fátima Catarina e Elisabete Máximo

Fátima Catarina, Vice-Presidente da Região de Turismo do Algarve, e Elisabete Máximo, do Gabinete de Apoio ao Empresário, falam-nos sobre a evolução da ocupação turística nos últimos anos e de que apoios e programas as entidades podem usufruir para minimizar o impacto da pandemia.


Quero ser um jovem voluntário e empreendedor na Europa, mas … o que devo fazer? por Bruno António

Bruno António, Diretor-Executivo da Dypall Network e membro do Conselho Consultivo da StartUp Portimão, fala-nos sobre da importância dos jovens europeus participarem em programas de voluntariado.


Como saber se a minha ideia de negócio vai resultar? por Tânia Costa

Tânia Costa, Fundadora & CEO da Meduse e da Enjoy, fala-nos sobre os motivos de insucesso das startups. O primeiro motivo pelo qual as startups falham é porque criam algo que ninguém quer. Existem várias técnicas e processos para descobrir se o nosso negócio pode resultar. E validar um negócio é um dos pilares para lançar um negócio financeiramente viável.


Universidade: check! E agora? por Tomás Caeiro

Tomás Caeiro, fundador da Citycheck, startup tecnológica sediada no Alentejo, fala-nos do percurso que fez e como quer motivar outros jovens a fazer o mesmo. Desde o início em que queria ser piloto de corridas de motas, passando pela Universidade (“empurrado pelos pais”) culminando na criação da própria empresa. Tomás fala-nos dos desafios do empreendedorismo e da resiliência necessária para ter sucesso!


O apoio ao processo de empreendedorismo no Algarve, por Sérgio Inácio

Sérgio Inácio, Coordenador da Unidade de Estudos, Programas e Dinamização Económica da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, fala-nos da Rede INVEST ALGARVE (https://amal.pt/investalgarve/). Esta rede, criada em 2015, tem como propósito criar um sistema de resposta adequado às necessidades dos empreendedores e empresários da região. É um organismo informal composto por 50 entidades públicas e privadas e tem um grande objetivo: capacitação de técnicos. Falámos ainda de outros projetos da AMAL.


O turismo sustentável, por Pedro Lopes

Pedro Lopes, administrador do Grupo Pestana, fala-nos de como as unidades hoteleiras do grupo Pestana contribuem para a sustentabilidade. São exemplos práticos e inspiradores como a abolição da utilização de plásticos, ao consumo energético e a melhor utilização dos recursos hídricos que estas unidades hoteleiras adotam ao longo dos anos, com o objetivo de deixar um mundo melhor às novas gerações.


A diversificação da base económica do Algarve e o papel da inovação e do empreendedorismo, por Luís Coelho

Luís Coelho, professor de finanças na Universidade do Algarve, fala-nos do Algarve enquanto região marcadamente turística. Cerca de 50% riqueza do Algarve depende essencialmente de três setores: alojamento, restauração e comércio imobiliário e, até que ponto, a diversificação ajudará a economia?


As abordagens flexíveis no empreendedorismo, por Vanessa Scazziota

Vanessa Scazziota, Investigadora e professora universitária, fala-nos das abordagens conceptuais do empreendedorismo. Uma das abordagens baseia-se na racionalidade clássica, na ação planeada enquanto a outra tem uma abordagem diferente onde o foco é ter ação. Neste podcast é também abordado o conceito de bricolage – com origem na antropologia, este consiste na ação do empreendedor trabalhar somente com os recursos que tem disponíveis.


O empreendedorismo – uma forma inconformada de ver o mundo, por Luís Matos Martins

Luís Matos Martins, administrador dos Territórios Criativos, fala-nos da sua visão sobre o empreendedorismo.

Sonhas ser empreendedor? O que deves fazer? O Luís fala-nos sobre o empreendedorismo e a criação de valor. O empreendedor deve passar por um processo de capacitação mas, deve ter sempre um espírito criativo e inovador pois empreender é fazer acontecer.


A relevância dos Digital Innovation Hub no desenvolvimento do ecossistema empreendedor, por Francesco Berrettini

Francesco Berrettini, consultor de marketing digital e mentor EIT Health e mentor da StartUp Portimão, fala-nos dos Digital Innovation Hub enquanto entidades agregadoras de vários serviços, onde é possível ensaiar protótipos e ajudarem as empresas a terem acesso a financiamento. Mas os Digital Innovation Hub são também centros complementares às universidades que têm também como objetivo o incentivo à digitalização das instituições públicas e a transferência de conhecimento entre os Digital Innovation Hub espalhados pela Europa.


O empreendedorismo, a academia e a paixão empreendedora, por Luís Dias Martins

Luís Dias Martins, docente do ISCTE-IUL e membro do Conselho Consultivo da StartUp Portimão, fala-nos do empreendedorismo e da relação com a academia. A paixão empreendedora foi outro tema abordado neste podcast.


Os desafios da dinamização de incubadoras, por Teresa Preta

Teresa Preta, CEO dos Territórios Criativos, fala-nos da sua experiência na gestão de incubadoras. Abordámos temáticas como a pertinência da adaptação ao digital e os desafios que a pandemia lançou às startups.


A experiência do programa StartUP Visa, por Leonardo Mariano

Leonardo Mariano, da Breakfastaway, fala-nos da sua experiência enquanto empreendedor da StartUp Portimão a usufruir do StartUP Visa.

O StartUP Visa é um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e ou inovação em Portugal, com vista à concessão de visto de residência ou autorização de residência para imigrantes empreendedores.


O negócio digital na restauração, por Pedro Esteves

Pedro Esteves, da Link-a-Ring, fala-nos do negócio digital na restauração. Como é que o digital pode alavancar o negócio da restauração? Que vantagens pode o marketing, na situação atual de pandemia, dar ao setor e aos clientes? O Pedro dá-nos a sua visão e explica de que forma o seu projeto irá ajudar a restauração.


Das criptomoedas ao blockchain, por Jorge Batista

Jorge Batista, da Route Technologies, fala-nos de criptomoedas e blockchain.


Metodologia BIM (Building Information Modeling), por Nuno Rio

Nuno Rio, da Planobim, fala-nos Building Information Modeling, em que consiste esta metodologia, das suas áreas de atuação e a aplicação nas stmart cities.


Sustentabilidade e reciclagem da água, por Pedro Glória

Pedro Glória, da SWRS (Shower Water Recycling System), fala-nos das suas preocupações com as soluções ambientas, nomeadamente com a reciclagem da água. O Pedro está a desenvolver um projeto que visa poupar água através da reutilização das águas dos duches para os autoclismos.


Funcionamento e vantagens do marketing de afiliação, por Mariana e Ivo

Nesta conversa com Mariana e o Ivo, da Dopamedia (Dopamina + Media) (https://www.dopamediaagency.com/), fala-se do marketing online, marketing de afiliação e das suas vantagens e desvantagens.

 


Soluções verticais tecnológicas, por Luís Silva

Nesta conversa com Luís Silva, Administrador das Tecnologias Imaginadas (https://tecnologiasimaginadas.com/), no podcast #AceleraOTeuNegócio fala-se de um percurso que nasceu com o propósito de fornecer soluções às necessidades tecnológicas.


A experiência do Inbound Marketing, por Raquel Melo

Nesta conversa com Raquel Melo, fundadora da Inboundware (https://inboundware.pt/), o podcast #AceleraOTeuNegócio foi conhecer um pouco do seu percurso empreendedor no Marketing Digital.

A Inboundware é uma empresa especializada em Inbound Marketing, trabalha com os sectores do Turismo, Ensino, Saúde e Indústria e está instalada na StartUp Portimão desde o início de 2018.